Será que estou em overtraining? Sentir-me cansado no treino significa que estou a treinar demasiado? 🤔
👉O overtraining trata-se de um problema que ocorre quando o atleta faz mais exercício do que a capacidade que o organismo tem para recuperar desse mesmo exercício. Ao tentar melhorar o desempenho em treinos e provas, os atletas podem cair no erro de exagerar no volume da actividade física, sem ter o descanso adequado e ainda escolhem uma dieta incorreta. As consequências podem ser de ordem muscular, passando por problemas nas articulações, e resultam em malefícios no sistema imunológico e no aspecto psicológico do atleta.
👉Acredita-se que a causa da síndrome de overtraining esteja directamente relacionada com uma estratégia de treino denominada "teoria da supercompensação", que se fundamenta no princípio da sobrecarga progressiva. Essa teoria afirma que as reservas energéticas gastas durante o processo de contracção muscular são repostas apenas no período de recuperação, ou seja, de descanso.
👉O overtraining tem uma incidência maior em corredores de média e longa distância e implica problemas das mais diversas ordens, como insónia, lesões agudas e crónicas, desequilíbrio do sistema hormonal, irritabilidade, diminuição da performance e alteração da pressão arterial.
👉Quando se dá o overtraining, o atleta não é capaz de efectuar o treino na sua totalidade, apresentando sinais de exaustão e fadiga. As causas fisiológicas e metabólicas para este fenómeno são a elevação do nível do cortisol (hormona que quebra o tecido muscular para formar energia); défice proteico, stress no sistema nervoso central provocando distúrbios hormonais ou o tempo insuficiente para reparar os micro-traumas no músculo esquelético provocados pelo exercício.