👉Filosoficamente a Osteopatia avalia o corpo humano na sua totalidade, sem subdivisões de tecidos e/ou sistemas (Unidade do Corpo). Nos últimos anos a Osteopatia vem alcançando espaço no tratamento de dores na coluna vertebral, ciatalgias, dentro outras; no entanto, os efeitos do tratamento osteopático não se restringem apenas ao sistema musculoesquelético. A eficácia do tratamento visceral, sobretudo do sistema respiratório mostra-se significante tanto no âmbito clínico quanto científico.
📚Em importante revisão sistemática Hondras (2005), demonstrou possíveis benefícios em pacientes asmáticos que receberam tratamento através da terapia manual. Bockenhauer et al (2002) , o tratamento osteopático em pacientes com disfunções ou doenças pulmonares visa reestabelecer a função de três mecanismos fisiológicos distintos: Primeiro, aumentar a mobilidade da caixa torácica e consequentemente o movimento respiratório, pois pacientes com doenças como asma apresentam disfunções articulares e sobrecarga da musculatura respiratória. Segundo, através do equilíbrio do sistema nervoso autônomo, pela avaliação e tratamento dos segmentos occiptal, atlas e axis através da inervação parassimpática oriunda do nervo vago, e das quatro primeiras vértebras da coluna torácica responsáveis pela inervação simpática. E terceiro, podendo melhorar o fluxo linfático a partir da árvore brônquica, elimindo resíduos e melhorando a função celular. Tal função celular e melhora no fluxo linfático foi comprovado em um estudo recente realizado por Walkoski et.al (2014), onde demonstrou que o tratamento osteopático é capaz de induzir uma mudança rápida no perfil imunológico de determinadas citocinas circulantes e leucócitos.
Sendo assim, a osteopatia pode beneficiar os pacientes com disfunções e/ou doenças pulmonares.Todavia, os pacientes que apresentam patologias pulmonares devem continuar com o acompanhamento médico, o tratamento osteopático não substitui o tratamento médico, ele vem para somar benéficos aos pacientes que sofrem com esta doença.
Colaboração: Prof: Leonardo de Lima Souza D.O MRO(Br)