Um intestino que funciona mal pode facilmente aumentar a tensão na coluna lombar devido à sua íntima ligação anatômica.
Lembre-se: os seus órgãos estão ligados ao sistema músculo esquelético por ligamentos, fascias, nervos, ou seja, um pode alterar a função do outro.
Tratar o intestino para melhorar a dor e a função da coluna é uma prática comum entre os Osteopatas, e o contrário é verdadeiro, corrigir as disfunções na coluna ajuda a melhorar a função intestinal. Além dos fatores físicos (biomecânico), outros dois fatores não podem ser negligenciados e são eles: fatores nutricionais e fatores emocionais. Esses também podem alterar a função intestinal.
Em todos os casos devemos olhar para o paciente de forma individualizada porque o ser humano não é um número exato. Por mais semelhantes que sejam os sintomas cada um tem uma história e uma maneira de perceber o mundo.
Podemos encontrar por exemplo pacientes que tem um peso nutricional bem maior do que o físico e o emocional, e outro paciente com uma carga emocional maior que os outros dois fatores e ambos apresentarem a função intestinal ruim e dores na coluna.
Nesses casos a mesma conduta não trará o mesmo efeito, por isso uma avaliação clínica bem feita pode ser a chave para o sucesso do tratamento.