O procedimento adequado é sempre um diferencial para a cura de qualquer dano ao corpo — isso vale tanto para doenças quanto para as fraturas. Nestes casos, a fisioterapia beneficia o paciente das seguintes formas:
▪️Tratamento adequado de acordo com o tipo de fratura
Como muitas coisas dentro da fisioterapia, as fraturas também são classificadas de acordo com o local onde ela ocorreu, como ela se deu e o quão extensa ela foi. As mais leves causam pequenas perdas de parte do osso, enquanto as mais graves podem causar a quebra completa de sua estrutura.
▪️Cada uma delas exige um tipo diferente de tratamento fisioterapêutico, sendo que algumas exigem intervenção cirúrgica prévia. A presença de um fisioterapeuta capacitado faz uma grande diferença na qualidade do tratamento e no processo de cura.
▪️Recuperação mais rápida e precisa
Em geral, fraturas exigem bastante repouso por parte do paciente. Se o braço está danificado, então ele deve ficar apoiado e parado por algumas semanas, até que o osso se recupere. Porém, isso não significa que mantê-lo parado todo o tempo seja a melhor alternativa.
▪️Com a orientação do fisioterapeuta, é possível direcionar os exercícios de forma que seu efeito positivo seja o maior possível. Em alguns casos, isso pode reduzir o tempo de recuperação em mais de uma semana.
▪️Riscos da falta desse procedimento
Atitude errada diante da fratura
Como profissional, você já deve ter visto vários pacientes que tentam tratar alguns problemas por conta própria e causam mais complicações. Infelizmente, há quem faça isso com as próprias fraturas ósseas.
▪️Não buscar ajuda profissional quase sempre aumenta os danos, mesmo que de forma imperceptível. Tais problemas podem se acumular e, em algum tempo, exigir um tratamento ainda mais caro e demorado para o paciente.