🔹 Um dos lugares mais suscetíveis a dores e inflamações são as articulações. A sensibilidade dessas regiões é maior e mais vulnerável a problemas como tendinites e artroses. Nesse cenário, os locais com mais facilidade para sofrer com essas questões são os joelhos. É por isso que existe a osteopatia, uma filosofia que avalia, diagnostica e trata as dores no joelho, empregando um conjunto de técnicas manuais para proteger a área de qualquer lesão.
🔹 Embora os joelhos sejam uma “dobradiça” tão fundamental para nossa movimentação, nem todo mundo dedica uma atenção especial a eles. Sobrecarga, movimentos repetitivos ou traumas articulares são os principais fatores para que as lesões ocorram no local. Mesmo com todos esses possíveis incômodos, no entanto, ainda assim não há uma prioridade em manter os joelhos saudáveis.
🔹 É interessante dizer que os cuidados com a prevenção não devem focar somente nos joelhos, mas em todo o aparelho locomotor. Grande parte da dificuldade nos joelhos, trabalhada pela osteopatia, ocorre devido a alterações negativas nos quadris e nos pés, causando rompimento nos ligamentos e até meniscos.